quarta-feira, fevereiro 25, 2004

 
"Nunca amamos alguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém".

(Fernando Pessoa)

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

 

Escravos, estrangeiros e mulheres

Péricles, político democrata ateneense, século V a.c., um dos mais brilhantes cidadãos da civilização grega, afirmou um dia que "As mulheres, os escravos e os estrangeiros não são cidadãos"

Parece que, na sociedade burguesa ocidental, escravos, no sentido literal do termo, já não há, uma vez que, pelo menos teoricamente, quem trabalha ganha o ordenado mínimo ou mais e quem não trabalha recebe o subsídio de reinserção social.

No entanto, escravos, num sentido lato do termo, talvez ainda haja. Estou-me a lembrar dos Srs. deputados da Assembleia da República que, coitados, cada vez que há aquelas votações artigo a artigo, alínea a alínea, se têm que levantar e sentar vezes sem conta, no exercício do seu direito de voto, em nome do povo.

Estrangeiros, é verdade que, quando se encontram ilegais não possuem muitos dos direitos e dos deveres de cidadania, sendo, por vezes, abusados, utilizados por mafias ou patrões sem escrúpulos que se aproveitam da situação para os explorar.

Agora, quanto às mulheres ainda alguém tem dúvidas? Não são cidadãos porquê? Por, ainda, não poderem mijar de pé? Por falta de algum instrumento que é monopólio do macho? Por, em Portugal, ainda não ter havido um Presidente da República mulher? Por algum handicap femenino? Não me parece! Talvez só mesmo por questões de semântica: "Não são cidadãos" porque são cidadãs...

quinta-feira, fevereiro 12, 2004

 

ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO IRS

Secretaria - Geral do Ministério das Finanças

Portaria Nº69/00 DR.Nº25, I Série-B, de 05 de Janeiro de 2004

Nos termos e para efeitos do artigo 24.º do Dec-Lei nº14/04, de 5 de Janeiro:

Diz o Governo, pela Ministra das Finanças, o seguinte:

1- A única coisa que ainda não paga imposto é o pénis. O motivo para isso é que ele está inactivo 98% do tempo e, nos restantes 2% ele está afundado num buraco. Além disso ele tem dois dependentes.

Entretanto, a partir do primeiro dia de Janeiro de 2004 cada pénis passará a pagar imposto, dependendo a taxa do seu comprimento.

2- Manda a ministra que cada cidadão macho, maior e vacinado, faça verificar o comprimento do seu membro, por alguma das funcionárias da Repartição de Finanças da sua zona, afim de determinar a sua categoria. Se forem detectadas declarações inválidas, será lavrada uma multa.

Categoria A: 25 a 30 cm - imposto de luxo

Categoria B: 20 a 25 cm - imposto de diversão

Categoria C: 15 a 20 cm - imposto de privilégio

Categoria D: 10 a 15 cm - isento

(todos os possuidores de pénis de tamanho inferior a 10 cm beneficiarão de deduções especiais na próxima declaração de rendimentos, sendo também englobada na cláusula de salvaguarda).

3- Futuramente o rendimento do pénis será uma mais - valia a englobar na declaração de rendimentos.

A Ministra das Finanças

Manuela Tira o Leite

quarta-feira, fevereiro 11, 2004

 
O fósforo, o amor e a paixão

"Sabes que as opiniões divergem conforme o conceito de amor de cada um. Para uns é o conceito de Camões ("é fogo que arde sem se ver, é um contentamento descontente...") Para outros é uma amizade/companheirismo incondicional, é um partilhar sistemático, que fica mesmo depois da paixão acabar. Para outros há amor quando se sente uma forte atracção, podendo ser apenas física, intelectual ou ambas. Há ainda muitos outros conceitos...

Para mim o conceito de Camões é paixão, que é estado de Amor. É temporária mas intensa e transforma-se normalmente no objectivo (quase único) de quem a sente. Porque "o Amor (nesta forma) é cego e a loucura sempre o acompanha". as outras formas de amor (incluindo amor de mãe e pai, amizade (de tal forma forte que é amor) são mais serenas, menos loucas, porém provavelmente mais fortes e menos voláteis. O alargamento do conceito de Camões à atracção não me parece correcto.

Relativamente ao "O amor é como o fósforo, arde enquanto há pau", depende do tipo de amor de que falamos. Penso que é difícil ter uma paixão (no sentido que já mencionei) se não houver pau. Mas pode com toda a certeza haver um amor fortíssimo, em qualquer uma das outras concepções. Nos dias que correm o amor é algo relativo e por isso a concepção do "arde enquanto há pau" é cada vez mais a sentida."

quinta-feira, fevereiro 05, 2004

 

Sporting, o clube da democracia?

O Sporting não é o clube da democracia. Isso revela uma visão anti-democratica! Não há um clube da democracia, o que havia era um clube do Salazarismo, o Benfica!

A democracia implica liberdade, igualdade de oportunidades, não haver favorecidos pelo "sistema"... e cada um ter liberdade de iniciativa (mesmo para errar e mandar o Deco, o JP, o Mourinho...embora, e depois foder-se) e se não for competitivo, não ir à liga dos campeões, descer de divisão, ou abrir falência...

No fundo a culpa do descalabro benfiquista é do Salazar que habituou mal o povo, a ralê, a escumalha... que estava habituada a ser protegida e beneficiada pelo "sistema", agora estão numa face de aprendizagem democrática e de mercado, é dura mas irá dar os seus frutos...talvez dure 48 anos (como durou "a longa noite salazarista") é uma questão que só se resolve com novas gerações.

O Benfica no Salazarismo e o FCP na transição democrática representam o mesmo, o proteccionismo do "sistema" a um clube que era sistemáticamente protegido e beneficiado.

Com a consolidação da democracia, o Sporting é o clube português mais moderno... mas até conseguir chegar lá ainda tivemos que levar com o Bigodes, o Sousa Cintra e outros quejandos...

O Benfica ainda tem lá o "rei dos pneus" e da construção em Alverca...

Lampiões abram os olhos!!!!! O Sporting precisa de um Benfica forte para crescer e tornar-se um clube de nível Europeu!!!

Por um Benfica forte e moderno!!! Viva o Sporting!!! Viva Portugal!!!

quarta-feira, fevereiro 04, 2004

 

Aos lampiões

A verdade verdadeira é que os lampiões estão mais que arrependidos de ter mandado o Mourinho embora...e o Deco...e o Maniche...e o João Pinto...e o Ricardo...

Agora querem por o Moreira no banco...É mais um erro grave!

O Roger não se adaptou ao futebol europeu, jogava muito devagar e não largava a bola no timing certo, não jogava prá equipa...

Não tenho dúvidas que o Benfica vai ser campeão num futuro mais ou menos longinquo, e também tenho a certeza que vai ser ainda neste século. Por isso, os lampiões não devem é ser impacientes, como o Mourinho, têm que ter calma e paciência...e esperar...esperar...até chegar a sua vez, pôr os putos a jogar na equipa principal e parar de comprar jogadores de terceira. E quando assim for estará próxima a vez dos lampiões festejarem a "conquista do campeonato".

O objectivo do Sporting é conquistar três campeonatos em cada cinco, por isso restam dois, pelo menos um deles pode ser para aqueles de quem dizem que "em cada lampião há um cabrão"...

Com votos de muita mais muita paciência até lá

This page is powered by Blogger. Isn't yours?