quarta-feira, outubro 27, 2004

 
Crítica ao Alcorão

No Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos, escrito por Maomé no século VI, "sob inspiração divina de Alá") pode ler-se a páginas tantas:

"Os homens são superiores às mulheres porque Deus lhes outorgou a primazia sobre elas. Portanto dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las: deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher."

Assim se pode compreender melhor o porquê da situação da mulher na maior parte das sociedades muçulmanas. São razões culturais, mas baseadas em fundamentos religiosos! O que para os cristãos parece um atentado aos direitos humanos, para os muçulmanos é natural e faz parte da "Lei de Deus", sendo que para eles é o mundo ocidental que trata as mulheres de modo "pecaminoso e anti-natural". É uma questão de civilização!

Muito provavelmente qualquer das visões - a ocidental que, apesar de todas as liberdades e igualdades, continua, por um lado, a tratar a mulher como um objecto de beleza e prazer e, por outro, a tentar convercer-nos de que a mulher é igual ao homem e a muçulmana que trata a mulher como um ser inferior e propriedade do homem, dum modo paternalista e cruel - não é dona de toda a verdade.

É obvio que eu, apesar de me considerar tolerante, não posso concordar com a visão muçulmana da mulher, nomeadamente quando esta defende que se possa "bater nelas" (Nunca! salvo num sentido pipiano, claro) ou quando a denomina de "calamidade" (Veja-se por que prisma se veja, a mulher, a maior parte das vezes, não é nenhuma catástrofe e mesmo decompondo a palavra - cala+midade - toda a gente sabe que, para além de anti-democrático, é muito díficil calar as gajas e a (huuu)midade é do melhorzinho que elas têm!).


segunda-feira, outubro 18, 2004

 
O anarquista

"Desejaria construir um código de inércia para os superiores nas sociedades modernas.
A sociedade governar-se-ia espontaneamente a si própria...
Pena é que a expulsão dos superiores da sociedade resultaria em eles morrerem, porque não sabem trabalhar. E talvez morressem de tédio, por não haver espaços de estupidez entre eles. Mas eu falo do ponto de vista da felicidade humana".

(Fernando Pessoa)


This page is powered by Blogger. Isn't yours?